quinta-feira, 31 de julho de 2008

Saúde... de quem??? Pra quem???

Há quase 9 anos trabalho no Serviço Público. Digo Serviço Público com letras maiúsculas porque é assim que faço e desejo pra todos. Ideologia??? Utopia??? Pode ser. Mas tem aquela velha história de cada um fazer sua parte.... eu tento. Procuro atender no horário, não deixo ninguém esperando, faço o possível pra atender as necessidades dos pacientes e família, dou o melhor de mim em cada atendimento. Estudo, tento entender o caso.. enfim... mas digo tento porque sei que poderia dar bem mais se tivesse um local de trabalho adequado e limpo (isso mesmo!!!), materiais, incentivo à realização de cursos, atualização, plano de cargos e carreiras... Bom... pra quem convive no "serviço público", sabe que isso é mera ilusão.
Na verdade, não quis postar hoje pra meter o pau na Saúde Pública.... foi um desabafo. Tudo tem suas vantagens e desvantagens. A maior vantagem do emprego público nos dias atuais é a estabilidade. Aliás, agradeço todos os dias a Deus pelo meu trabalho. E o que de melhor há é a equipe com quem trabalho. Confiando uns nos outros, conseguimos muitas coisas.
Mas... voltando ao título.... Depois de alguns anos de "bagagem", tenho visto muitas coisas... casos inéditos, erros médicos, coisas absurdas.... De uns quinze dias pra cá, especificamente dois casos me comoveram... chocaram... sei lá... um pouco de tudo. Primeiro: uma mãe com um filho especial. Ele é lindo!!! E tem múltiplas deficiências. Filho único. Quando a mãe decide voltar pra vida e preparar um novo baby... descobre um câncer.. de útero...
Segundo: um marido que cuida da mulher jovem que teve problemas na gravidez do segundo filho e que hoje não anda, quase não fala e não engole uma gota de saliva sequer. Ele, que mais falta do que comparece, veio hoje me perguntar se paga a vacina contra meningite para os dois filhos pequenos ou se renova a carta de motorista vencida há 6 anos... afinal ele precisa levar a mulher para o tratamento com seu carrinho antigo...
Posso acrescentar o terceiro: esse surto de meningite que atinge a cidade e que anda matando crianças e até adultos, e a liberação da vacina gratuita somente para moradores de um certo bairro na cidade. A população está em polvorosa....
Vendo tudo isso... me pergunto: saúde pra quem e de quem??? Saúde quando??? Meu Deus... por que tanta coisa ruim pra um povo tão miserável??? É, eu sei... Deus não tem mesmo nada a ver com isso. Isso é coisa do próprio homem.
Me sinto uma formiguinha.... um cisco... um nada... Me sinto triste.
Injustiça, miséria, pobreza, desigualdade.
Saúde??? Quando?......

Um comentário:

Unknown disse...

Qi, Licas.. que triste... quase chorei... e a gente reclama que não dá pra comprar um sapato novo que nem precisamos... te amo! Bjs